Mulher em sua plenitude
Skip Ribbon Commands
Skip to main content


Dica a+ para viver melhor – Saúde da mulher

Mulher em sua plenitude

Lembre-se de que uma boa saúde é essencial para que você continue desempenhando seus vários papéis do dia a dia com disposição

Muitas mulheres, atualmente, acumulam diversas funções e fazem grandes malabarismos para atender às demandas da casa, da família e do trabalho, de maneira que, às vezes, não sobra tempo para cuidar da saúde. Para minimizar os riscos desse ritmo, o ideal é manter o equilíbrio entre cumprir as exigências cotidianas e adotar um estilo de vida saudável, não apenas com tempo disponível para consultas e exames, mas também para preocupar-se em comer bem, dormir de forma repousante e viver com qualidade.

Veja abaixo as principais atitudes preventivas que a+ Medicina Diagnóstica listou para a manutenção da saúde da mulher em diferentes fases da vida:

- Exercite-se regularmente em sessões de pelo menos 30 minutos, no mínimo três vezes por semana, de preferência com atividades aeróbicas como correr e caminhar. É importante obter orientação médica para seu programa de exercícios.

- Faça refeições regulares e mantenha o equilíbrio entre carboidratos (massas e doces), proteínas (carnes, ovos e leguminosas) e gorduras. Não se esqueça dos alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, que ajudam a prevenir a osteoporose, condição frequente em mulheres no período da menopausa.

- Beba um mínimo de um litro e meio de líquidos por dia (água, sucos e chás). Não abuse de refrigerantes e outras bebidas calóricas.

- Modere o consumo de bebidas alcoólicas e reduza a ingestão de sal e cafeína.

- Consulte um ginecologista pelo menos uma vez por ano. Além das ações preventivas, o diagnóstico precoce de algumas doenças ginecológicas, como câncer de mama e de colo uterino, é fundamental para o bom resultado do tratamento.

- Lembre-se de que o dia tem apenas 24 horas e que, idealmente, você deve dormir durante um terço dele. Procure tornar seu local de dormir aconchegante, e evite levar atividades de trabalho para a cama, o que pode levar a insônia.

VOLTAR