Pé na trilha
Skip Ribbon Commands
Skip to main content

 Pé na trilha


 Pé na trilha  

Caminhadas em família no meio da natureza podem ser oportunidades deliciosas de convivência

Que tal curtir a natureza junto com a família no próximo fim de semana? Aqui, você encontra opções de caminhadas que ficam pertinho das principais capitais do Brasil e não exigem muito esforço físico. Coloquem tênis confortável, separem as garrafas de água, caprichem no filtro solar e...aproveitem!

1. Trilha do Rio Passareúva, Cubatão (SP) // Nessa caminhada de 3 km, localizada no núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar, os visitantes atravessam o Rio Pilões, que corta os municípios de Cubatão, São Vicente e São Bernardo do Campo, até chegar à cachoeira do Passareúva, de águas cristalinas (leve roupa de banho!). Além de apreciar plantas nativas de encosta da Mata Atlântica, como bromélias, samambaias e palmeiras-juçara, é possível avistar tucanos de bico verde e macacos-prego. O passeio é gratuito, dura cerca de duas horas e meia, tem um nível de dificuldade baixo e deve ser agendado pelo telefone (13) 3361-8250 ou pelo e-mail [email protected] De terça a sexta das 9h às 17h; sábado das 9h às 12h. Estrada Elias Zarzur, km 8, s/n - Água Fria, Cubatão.

2. Trilha no Refúgio Ecológico Charles Darwin, Igarassu (PE) // Com três horas de duração, a caminhada acontece dentro dessa reserva particular, que abriga 60 hectares de Mata Atlântica preservada e fica a 34 km do Recife. Ao longo do percurso, quase todo recortado pelo Rio Jacoca, os visitantes se encantam com a diversidade da flora e da fauna da região, praticamente intactas. No espaço, já foram encontradas mais de 200 espécies de plantas (entre elas, o ipê-branco, ameaçado de extinção), 180 tipos diferentes de aves e mais de 40 mamíferos, como a jaguatirica e o tamanduá-seda. Acompanhado por monitores, o passeio deve ser agendado e somente é realizado em pequenos grupos. O refúgio abre diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Informações pelo telefone (81) 3545-4465 ou pelo e-mail [email protected] BR -101 Norte, Igarassu.

3. Trilha Suspensa, Teresópolis (RJ) // Como o próprio nome já diz, o trajeto de 1300 metros é feito sobre uma passarela de madeira. Localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma área de 20 mil hectares de Mata Atlântica na serra fluminense, a trilha – que é circular e demora cerca de uma hora para ser concluída – começa na Praça da Barragem e deixa os visitantes pertinho da copa das árvores em todo o percurso. Ao longo do trajeto, há placas com informações sobre a fauna e a flora local. No trecho final estão as cachoeiras Ceci e Peri, uma homenagem aos personagens do romance O Guarani, de José de Alencar. O horário de funcionamento do parque, que fica a 98 km do Rio de Janeiro, é das 8h às 17h. Informações pelo telefone (21) 2642-4072 e no site www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos. Avenida Rotariana, s/n – Teresópolis.

4. Trilha das Cotias, Canela (RS) // Canela, município da serra gaúcha que fica a 130 km de Porto Alegre, oferece a Trilha das Cotias, localizada no platô do parque do Vale da Ferradura, a uma altura que vai de 700 a 750 metros. A criançada vai adorar os animais silvestres encontrados no percurso de 1 km ida e volta, quase todo sombreado: cotias, gambás, macacos-prego, quatis e veados-mateiro, sem falar na variedade de pássaros, com destaque para a gralha-azul. A mata nativa, composta sobretudo de araucárias, também exibe cactos e bromélias. Não deixe de curtir a vista para o cânion, que possui 450 metros de profundidade, por onde o Rio Santa Cruz (ou Caí) desenhou o seu leito em formato de ferradura. O parque abre de terça a domingo, das 9h às 17h, e tem disponíveis áreas para churrasco e piquenique. Informações pelo telefone (54) 9625-7741. Estrada do Caracol, km 6, Canela.

Trilha Média na Chapada Imperial, Brazlândia (DF) // Não faltam atrações nessa caminhada de 3 km, indicada para adultos e crianças a partir dos 7 anos: são 15 cachoeiras (com paradas estratégicas para banho e piquenique), fauna local e sete tipos de vegetação de cerrado. A trilha de três horas e meia é realizada às margens do ribeirão Dois Irmãos. É a maior área de mata particular preservada do Distrito Federal e está localizada a apenas 50 km da Rodoviária do Plano Piloto. Funciona diariamente, das 9h às 17h30, mas é preciso reservar pelo telefone (61) 99996-1601 (Whatsapp) ou pelo e-mail [email protected] DF-220, km 10, Brazlândia (DF)

5. Trilha Mirante do Bem, Santana do Riacho (MG) // Esse trajeto de 4,4 km de extensão (ida e volta) começa na portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó, uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta. A caminhada, que dura cerca de uma hora e meia, só fica um pouco íngreme no trecho final, mas há duas paradas estratégicas: no deque Toma Fôlego e no Piuti. A subida até o Mirante do Bem, com 305 metros de altura, é recompensada pelo visual deslumbrante do parque, com cânions, cachoeiras, rios e campos rupestres. Localizado a apenas 98 km de Belo Horizonte, abre diariamente das 8h às 17h. Informações pelos telefones (31) 3718-7151 e (31) 3718-7481. Rodovia MG 10, km 97, s/n, distrito de Serra do Cipó, Santana do Riacho.

6. Trilha Morro do Cal, Campo Largo (PR) // Embora seja para iniciantes, o percurso de 3,5 km (ida e volta) exige um pouco de resistência física por causa da subida constante. Como a trilha é feita em meio às pedras, levar crianças pequenas não é uma boa pedida, pois não há uma estrutura de apoio no local. No cume, a uma altitude de 1120 metros, é possível ter uma vista panorâmica da região. E muita gente aproveita para curtir um pôr do sol privilegiado. Aberto permanentemente (não há sede, nem telefone de contato). Rua Retiro São José, Campo Largo.

7. Trilha da Gamboa, Mata de São João (BA) // Para acessar esse trajeto de 1 km é preciso entrar na Reserva Ecológica da Sapiranga, área de 600 hectares de Mata Atlântica que fica a 2 km da Praia do Forte. O percurso pode ser feito a pé ou de quadriciclo, e conduz os visitantes até o límpido Rio Pojuca. O roteiro guiado ainda leva à cachoeira do Rio Terebu e ao manguezal que ele ajuda a formar. A reserva abre todo dia, das 9h às 17h. Informações pelo telefone (71) 9600-7503 ou no site www.fgd.org.br. Acesso pela Linha Verde para Salvador, 2 km, Mata de São João.​​

Milho

Descubra quais são os benefícios que o milho pode proporcionar ao seu corpo. Uma dica da a+ Medicina Diagnóstica para uma vida mais saudável. Aproveite.

Confira a lista completa de dicas da a+ para uma vida mais saudável