O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. No Dezembro Laranja, reforçamos a importância de cuidar da saúde da sua pele.
Com um clima variado e dias de sol intensos, o Paraná enfrenta altos níveis de radiação ultravioleta, especialmente durante o verão. O calor excessivo aumenta o risco de desenvolver câncer de pele. Mas uma boa notícia é que ele pode ser prevenido ao tomar alguns cuidados com a pele e com consultas regulares com o dermatologista.
Por que o diagnóstico precoce é importante?
No Paraná, assim como no Brasil e no mundo, diversos casos de novos cânceres de pele são registrados anualmente, motivo pelo qual o diagnóstico precoce é de extrema importância, pois, quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura. Fique atento aos sinais de câncer de pele:
manchas ou manchas que crescem ou mudam de cor;
feridas que não cicatrizaram por mais de quatro semanas;
lesões que coçam, ardem, sangram ou apresentam crostas.
Atenção: caso identifique alguns desses sintomas, procure ajuda médica.
Como se proteger?
use protetor solar diariamente. Não esqueça de reaplicar a cada duas horas;
evite o sol nos horários do pico, entre as 10h e as 16h;
proteja-se com roupas, chapéus e óculos com filtro UV;
realizar consultas médicas regulares, principalmente se você tiver um histórico familiar.
O sol é um grande amigo para a vida ao ar livre, mas também pode ser um inimigo para a saúde da pele se exposta ao sol em excesso. Não negligencie os sinais de câncer de pele e conteúdo para proteger o seu bem mais valioso: sua saúde.