Agendar
Exames, vacinas e maisO exame toxicológico para CNH pode ser realizado em laboratórios credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (SENATRAN).
O teste é exigido para processos de habilitação, renovação, a cada 2 anos e 6 meses, ou mudança de categorias para C, D e E.
Para entender mais sobre esse exame e encontrar laboratórios do a+ em São Paulo próximos a você, continue lendo nosso conteúdo!
O exame toxicológico de larga janela de detecção serve para identificar o uso de substâncias psicoativas no organismo em um período de 90 a 180 dias após o último uso.
O exame é solicitado em situações como:
Emissão e renovação de CNH nas categorias C.D e E;
A cada 2 anos e 6 meses (Toxicológico Periódico)
Exames admissional e demissional;
Editais de concursos públicos;
Entre outros.
De acordo com a Lei do Caminhoneiro e com a implementação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E, precisam realizar o exame em 2 momentos específicos:
Na renovação da CNH para categoria C, D ou E e motoristas profissionais (CLT), conforme Lei Federal nº 13.103/15;
A cada 2 anos e 6 meses a partir da data da renovação ou obtenção da CNH, para condutores com idade inferior a 70 anos, segundo a Lei Federal nº 14.071/20,
O prazo de renovação da CNH também passa por alteração, sendo exigida: .
A cada 10 anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;
A cada 5 anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos;
A cada 3 anos, para condutores com idade igual ou acima de 70 anos.
O exame é feito através de uma pequena amostra de pelos do corpo (pernas, axilas, peito), ou dos cabelos.
Para a realização do exame toxicológico não é exigido nenhum preparo ou agendamento prévio. Basta comparecer à unidade próxima a você para realizar o exame.
Em média, no a+ o valor do exame toxicológico CNH varia de R$ 120 a R$ 149 reais.
Consulte a unidade mais próxima e entre em contato para informações sobre preços e eventuais promoções ou descontos oferecidos nos laboratórios credenciados a+.
Conhecido por sua excelência e confiabilidade na prestação de serviços laboratoriais, o a+ possui uma ampla rede de unidades que realizam o exame toxicológico em São Paulo, como:
Rua São Carlos do Pinhal, 763 | Bela Vista | São Paulo - SP
Avenida Paes de Barros, 1610 | Mooca | São Paulo - SP
Rua Augusto Tolle, 434 | Santana | São Paulo - SP
Avenida Pedroso de Morais, 1241 | Pinheiros | São Paulo - SP
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4869 | Jardim Paulista | São Paulo - SP
Avenida Jundiaí, 643 | Anhangabau | Jundiaí - SP
Avenida Copacabana, 574 | Empresarial 18 do Forte | Barueri - SP
As drogas testadas no exame toxicológico segunda exigências do Ministério do Trabalho e CONTRAN que podem ser detectados no exame são:
Anfetaminas;
Cocaína;
Ecstasy (MDMA);
Heroína;
LSD;
Maconha (THC);
Morfina;
Oxicodona;
Entre outros.
Não.
Para fazer o exame toxicológico não é necessário estar em jejum.
Não é possível burlar o exame toxicológico, pois os laboratórios utilizam métodos avançados para identificar o consumo de drogas ou outras substâncias psicoativas, oferecendo uma análise segura e 100% confiável.
O uso de métodos como vinagre, shampoo de limpeza profunda, tingimentos, pomadas, entre outros, não são capazes de burlar o exame toxicológico.
Um resultado positivo no exame toxicológico CNH, impede o motorista de obter ou renovar a habilitação nas categorias C, D e E.
Em casos de processo admissional, o profissional pode ser demitido por justa causa.
Nos editais de concursos públicos, o resultado positivo pode ter caráter eliminatório, visto que o teste é eleito como uma das etapas de aprovação.
O exame toxicológico deve ser realizado por condutores que irão fazer mudança de categoria, renovação da CNH, obter a primeira habilitação nas categorias C, D e E ou em casos de reabilitação de motoristas com CNH cassada ou suspensa.